Devido a sua cor branca, também é conhecido como ‘nevou’, mas o platinado também pode vir em vários estilos e cores, como um pouco mais escuro, numa tonalidade meio amarela, que agradaria aos mais ‘discretos’ que não querem chamar tanta atenção com o cabelo branco. E é versátil já que fica bem em todos os tipos de cabelo: liso, ondulado e cacheado. O estilo pode ser adotado por quem tem cabelo curto, um pouco mais longo, raspado e até tranças.
Porém é preciso ter cabelo saudável para platinar os fios já que o processo envolverá despigmentação com química. Apesar de muitos homens se arriscarem e fazerem a descoloração em casa, sempre é melhor ir ao cabeleireiro que tem o domínio da técnica para criar um resultado perfeito, utilizando métodos seguros que não ferem o couro cabeludo.
O primeiro passo para fazer o platinado é descolorir o cabelo, o que pode levar mais de uma hora. Recomenda-se ficar dois ou três dias sem lavar os fios antes do processo, assim a oleosidade natural do couro cabeludo ajuda a proteger os fios da agressão do descolorante.
Após a descoloração, será possível aplicar a tonalidade escolhida com um matizador, que pode ir mais para o branco, ou para o prateado amarelado ou cinza.
Para manter o platinado em dia, algumas dicas devem ser seguidas. A primeira é nunca lavar os fios com sabonete. Ao contrário, a melhor opção é optar por um shampoo hidratante. Aqueles feitos com óleos vegetais, como argan, macadâmia ou semente de uva podem ser as melhores escolhas.