Deficiência de vitamina D está relacionada ao surgimento de diversas doenças autoimunes, aponta estudo - Juci Ribeiro

Deficiência de vitamina D está relacionada ao surgimento de diversas doenças autoimunes, aponta estudo

Compartilhe

 


Esclerose múltipla, diabetes e artrite reumatoide estão entre as patologias relacionadas; suplementação pode tratar deficiência do nutriente

Um estudo realizado por cientistas brasileiros relacionou a deficiência de vitamina D com o surgimento de diversas doenças autoimunes, como a esclerose múltipla, diabetes, artrite reumatóide e também doença inflamatória intestinal. Segundo os cientistas, a interação da vitamina D com o sistema imunológico vem sendo alvo de um número crescente de publicações nos últimos anos. 

Além da incidência de patologias, a carência de vitamina D está relacionada com a imunidade baixa. De acordo com os pesquisadores, este nutriente interage diretamente com o sistema imunológico através de sua ação sobre a regulação e diferenciação de células como linfócitos e macrófagos.

“Indivíduos que sofrem de deficiência deste nutriente estão mais suscetíveis a infecções. Tendo em vista a pandemia do coronavírus que estamos vivendo hoje, mais uma vez percebe-se o quanto as vitaminas são essenciais para a saúde”, afirma Ricardo Maia, especialista em suplementos e CEO da Life Natural. Outros sintomas da carência de vitamina D são fraqueza, sonolência, fadiga constante e também a perda de cabelo. 

A vitamina D é produzida pelo organismo durante a exposição aos raios ultravioletas do sol: “atualmente, as pessoas passam muito tempo dentro de casa ou em escritórios, logo não tomam a quantidade mínima de sol recomendada. Por isso existe a suplementação vitamínica: uma maneira segura, eficiente e acessível”, pontua Ricardo Maia.


Moda e Estilo

publicidade