Ação acontecerá no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, em frente ao equipamento cultural, e será aberta ao público
Foto: Divulgação
Para celebrar o Dia do Escoteiro, o Museu do Mar Aleixo Belov promoverá uma série de atividades gratuitas neste sábado, 23. A ação acontecerá no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, em frente ao equipamento cultural. Dentre as atividades que serão realizadas estarão orientação sobre estrelas, bússola, rosa dos ventos e aferição de distâncias sem instrumentos.
Além disso, haverá ações para aprimorar as habilidades dos escoteiros, como montagem de barracas, oficinas de nós e construções com pioneirias. As atividades serão realizadas das 14h às 17h. De acordo com a museóloga Etiennette Bosetto, do Museu do Mar, “o escotismo acredita que, por meio de boas e pequenas ações, podemos transformar o mundo e é essa a visão de futuro que passamos para os jovens nesse dia”.
>> Veja programação
14h - Cerimonial da Bandeira (início da atividade)
14h30 - Base de nós realizada pelo Museu do Mar
15h - Jogo técnico de nós (Revezamento de nós)
15h15h - Base de pioneirias no Largo do Sto. Antônio
15h45 - Jogo técnico de pioneiria (Mini pioneiria)
16h - Orientação
16h15 - Jogo técnico de pioneiria (Rosa dos ventos)
16h30 - Cerimonial da bandeira (fim da atividade)
Museu do Mar Aleixo Belov
Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov – que funciona de terça a domingo, das 10h às 18h – guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. O ingresso para ter acesso ao local custa R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e pode ser adquirido até as 17h. Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.