Projeto será realizado em 10 edições atendendo Salvador e Região Metropolitana com distribuição de livros.
O Literama Infantil, projeto de Contação de Histórias Negras, está com inscrições abertas - de forma gratuita - para escolas públicas do Ensino Fundamental l e ONG's (Organizações Não Governamentais) de comunidades de Salvador e Região Metropolitana/BA, que atendam o público infantojuvenil (6 a 12 anos), até o dia 31 de maio de 2022, através do site https://linkme.bio/literamainfantil/
Linkme.bio. Mais poder para seus links. linkme.bio |
Abordando diretamente à Literatura Afro-brasileira Infanto Juvenil, o Literama surgiu da experiência com a 1° edição da Festa Literária Arte e Identidade realizada em abril de 2021. O projeto foi idealizado por Isabelle Santana, estudante de Jornalismo, após perceber a dificuldade de acesso e consumo desse viés literário, pelos alunos da rede pública de ensino na Bahia.
Por meio de um convite público no Instagram oficial do projeto - @liter_ama serão selecionadas oito escolas e duas ONG’s para receber o Circuito de Contação de Histórias Negras nos meses de julho e agosto de 2022, totalizando 10 edições que serão transmitidas ao vivo pelo canal no YouTube da Festa Literária Arte e Identidade, com tradução em libras.
Aliada à atividade presencial, também serão doados 30 livros para cada escola participante do evento, promovendo e fomentando os autores baianos da Literatura Negra Infanto juvenil.
O Literama Infantil foi projetado em um formato lúdico para incentivar a leitura na infância, estimulando a formação do público leitor infantojuvenil, através de obras com representatividade negra. Com intuito de preservar a cultura afro-brasileira, o projeto visa apoiar escritores negros e suas produções literárias, no estado da Bahia; além de contribuir para a democratização do acesso ao livro.
Coordenado por Isabelle Santana, o projeto conta com produção pedagógica de Mazé Lúcio; produção executiva de Cris Santana e curadoria de Ana Fátima dos Santos.
O Literama Infantil tem patrocínio da Bahiagás e do Governo do Estado - através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.