Dia Mundial do Meio Ambiente: Arquiteta lista alternativas sustentáveis para projetos de decoração - Juci Ribeiro

Dia Mundial do Meio Ambiente: Arquiteta lista alternativas sustentáveis para projetos de decoração

Compartilhe

Dia Mundial do Meio Ambiente

Arquiteta lista alternativas sustentáveis para projetos de decoração

O Dia Mundial do Meio Ambiente será celebrado no próximo domingo (05 de junho), data instituída em 1972 pela Organização das Nações Unidas com o objetivo central de chamar a atenção da população para as questões ambientais e preservação dos recursos naturais. De lá para cá a pauta ambiental vem avançando e entrando nas mais diversas esferas da sociedade e do debate público, influenciando o comportamento da nova geração e de novos hábitos de consumo.

Na decoração o tema também exerce influência e tem sido um diferencial na hora de escolher quais produtos utilizar, conta Jamily Cardoso, arquiteta consultora da Domi Interiores, loja de móveis e decoração que funciona no bairro da Federação: “Hoje, é fundamental sermos ambientalmente responsáveis na hora de pensar um projeto. Há possibilidade de propostas e alternativas que tenham isso como foco, buscando fornecedores que apresentem princípios sustentáveis e que tenham como objetivo principal a ideia de reduzir os impactos no meio-ambiente”.

Entre as alternativas oferecidas para os clientes, estão produtos com material biodegradável e a escolha de fornecedores que ofereçam produtos para rodapé e revestimento 100% sustentáveis. “Há, por exemplo, projetos de decoração que podem ser utilizados tapetes de sisal natural, que é um material biodegradável. Além disso, existem linhas de rodapés e revestimentos que é 100% sustentável, feito com a reciclagem de resíduos plásticos. Outra possibilidade é o vinílico, que existe no mercado uma fábrica que tem um programa de pontuação para os instaladores que devolvem os resíduos de vinílico para eles serem reutilizados nos novos produtos”, explica a arquiteta.


A escolha da iluminação de um ambiente também pode ser pautada pelo pensamento sustentável e de atenção ao meio ambiente, destaca Jamily. Isso porque é utilizada, tanto na loja quanto em projetos desenvolvidos por lá, a proposta de gerar energia limpa e renovável através do uso de lâmpadas mais duradouras e econômicas, além da projeção de ambientes com foco no respeito à luz natural. Essas e outras dicas são passadas durante o atendimento na loja Domi Interiores, que funciona de segunda a sexta, entre 9h e 18h, e aos sábados entre 9h e 13h.

Moda e Estilo

publicidade