Parque Shopping Bahia investe em práticas sustentáveis - Juci Ribeiro

Parque Shopping Bahia investe em práticas sustentáveis

Compartilhe


Empreendimento aposta no tratamento de resíduos orgânicos, Ecovagas, plantio de mudas nativas e coleta seletiva, por exemplo 

Boas práticas de sustentabilidade é o caminho para reduzir impactos causados pelas mudanças climáticas como escassez ou excesso de chuvas, aquecimento global e poluiçãoPensando nesse cenário alarmante, o Parque Shopping Bahia, em Lauro de Freitas, adota ações sustentáveis, reforçando seu compromisso com o meio ambiente.

“Nesse mês, comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e o Dia Nacional da Reciclagem. No Parque Shopping Bahia, esses não são temas pontuais. Eles fazem parte de nossos pilares de atuação. Não à toa, a sustentabilidade é algo que está presente desde o projeto de construção do empreendimento e em nosso dia a dia, por exemplo, com o uso racional de energia elétrica e água, automatização e práticas de conscientização ambiental”, comenta Paulo Magalhães, gerente de Marketing do empreendimento. 

Desde a sua inauguração, em março de 2020, o empreendimento já implantou ações para transformar resíduos orgânicos em água de reuso para irrigação de seu jardim; coleta de materiais descartáveis; plantio de espécies que estão presentes no bioma da Mata Atlântica e as Ecovagas, destinadas ao carregamento de automóveis elétricos. 

Um dos diferencias do empreendimento é o Projeto Biodigestor, que consiste no tratamento de resíduos orgânicos gerados no shopping, capaz de processar 600kg de materiais por dia. Assim, restos de diversas categorias de alimentos estão sendo transformados em líquido destinado à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) e, posteriormente, em água de reuso direcionada ao sistema de irrigação do jardim. 

Uma tendência no mercado automobilístico, os carros elétricos são considerados mais sustentáveis e menos poluentes. Para atender a seus usuários, o Parque Shopping também conta com duas Ecovagas para carregar esse tipo de veículo. Os equipamentos instalados em parceria com a Estapar, empresa administradora do estacionamento do shopping, possui a tecnologia da Enel X e fornecem um carregamento inteligente semirrápido. 

Recentemente o empreendimento também incrementou suas áreas verdes com mudas de pau-brasil e sibipiruna. As espécies presentes no bioma da Mata Atlântica foram plantadas em sua área externa em parceria com o Projeto Felicitário, idealizado por Lali Batista. 

Coleta seletiva 

Para diminuir o descarte incorreto de materiais descartáveis, o centro comercial criou a Estação Sustentável, um espaço para recolhimento de materiais como metal, vidro, plástico, papel, papelão, eletrônicos (pilhas e baterias) e óleo de cozinha usado. A Estação tem o objetivo de facilitar o acesso das pessoas à coleta seletiva e é possível ser acessada durante todo o horário de funcionamento do estabelecimento, no estacionamento G1 coberto (Acesso A). 

As tampinhas de garrafa e lacres de latas também tem destino específico no shopping, a Urna TAMPET, que fica próximo à praça de alimentação. Todo material coletado é destinado a ONGs e convertido em recursos e, consequentemente, em ações sociais. 

 

Crédito: Divulgação

Moda e Estilo

publicidade