Imersão terá palestra inaugural online nesta sexta-feira (15)
Alertando sobre os riscos climáticos aos quais o Estado está exposto, o “Bahia no Clima: Preparando os Municípios" selecionou 10 cidades baianas interessadas em uma imersão nas questões graves do aquecimento global e nas melhores soluções para superar os desafios atuais e futuros. O projeto, que tem patrocínio da Bahiagás, será iniciado nesta sexta-feira, 15 de julho, às 10h, com palestra inaugural ministrada pelo Doutor em Geografia Jémison Mattos, que falará sobre "Humanidade Em Crise: Introdução Às Mudanças Climáticas". A palestra será aberta ao público, com transmissão pelo YouTube.
Coordenado por Virgílio Machado, pesquisador em Ecologia Aplicada à Gestão Ambiental (UFBA), e Leticia Moura, mestre pela UFBA em Engenharia Industrial com foco em Tecnologias Limpas, o programa colocará em pauta os efeitos das mudanças climáticas, envolvendo o poder público, a sociedade e a iniciativa privada, através de seminários de formação e educação climática com diversos especialistas no tema e nos subtemas.
A programação segue até outubro nas localidades selecionadas – Barra da Estiva, São Francisco do Conde, Aracatu, Iramaia, Camaçari, São Sebastião do Passé, Ilhéus, Itabuna, Conde e Itaberaba – e pode ser acompanhada pelo cidadão interessado, que pode se atualizar de mais detalhes no Grupo de WhatsApp do projeto.
“A programação foi montada de forma que os dados científicos apoiem a tomada de decisão e a reflexão se insira na sociedade, para que a mesma apoie e cobre políticas públicas. A intenção é que o projeto seja um passo importante para os municípios iniciarem os seus planos e ações estratégicos de mitigação e adaptação às mudanças do clima”, destaca Leticia.
“A inscrição de tantos municípios baianos nos deixa otimistas de que isso pode sinalizar que há preocupação entre os gestores e entre a própria população, uma vez que tivemos bastante apoio voluntário no compartilhamento da divulgação do projeto”, comenta Virgílio.
A programação do projeto – que certificará os 10 municípios e os participantes que cumprirem toda a jornada – contempla ainda um evento dedicado a cada município, com dados locais relevantes e que apoiem uma visão sobre as ameaças e vulnerabilidades dos dez territórios em termos de risco climático.
O Bahia no Clima conta com parceria da TAOCA Cultura Ambiental, do Fórum Clima Salvador e patrocínio da BahiaGás e Governo do Estado da Bahia.