Estação Campo da Pólvora recebe exposição do premiado fotógrafo André François - Juci Ribeiro

Estação Campo da Pólvora recebe exposição do premiado fotógrafo André François

Compartilhe

 


Ubuntu é o maior projeto do fotógrafo e aborda diferentes relações humanas em diversas partes do mundo

 

Em outubro, o fotógrafo André François leva a exposição Ubuntu para a Estação de Metrô Campo da Pólvora, em Salvador, de 4/10 a 3/11. Realizado pela ONG ImageMagica e ProAC, a mostra faz parte de um documentário fotográfico que busca sensibilizar as pessoas sobre a importância da saúde e da qualidade de vida por meio do cuidado e da conexão entre diferentes culturas ao redor do mundo. O projeto ainda conta com o patrocínio da Air Liquide e o apoio das empresas Astrazeneca e Pfizer.

 

Idealizada pelo fotógrafo, em parceria com a jornalista Paula Poleto, a exposição conta com retratos que trazem a reflexão sobre as relações humanas em diferentes culturas ao redor do mundo. O que une todo o projeto é a filosofia africana Ubuntu, que traz esse conceito de humanidade, pertencimento e comunidade. Ubuntu significa: "uma pessoa é uma pessoa através de outras pessoas". Você é quem você é por causa da relação que tem com os outros ao seu redor. Ou simplesmente: eu sou porque nós somos.


 

Ao longo de 13 anos, o fotógrafo registrou inúmeras iniciativas positivas na educação e na saúde em comunidades de 15 países. Temas como acesso à água, o cuidado ao meio ambiente e os direitos humanos também fazem parte do projeto. Para alcançar tantas histórias, André e Paula visitaram diversos lugares ao redor do mundo, como as comunidades Yanomami, em Roraima, no Brasil, e os Inuits, em Nunavut, no Canadá, passando por Japão, China, Bolívia, Camboja, Estados Unidos e Haiti, até África do Sul, Lesoto, Moçambique, Quênia, Uganda, Ruanda e Burundi. No evento mais recente da pandemia da COVID-19, André foi mais uma vez a campo para registrar o importante trabalho das equipes de saúde com os pacientes brasileiros. Todos os temas abordados estão interligados e reforçam a importância das conexões humanas. "Essa exposição traz uma seleção de retratos feitos ao longo dessa experiência transformadora de aprendizado que é o Ubuntu. Ao olhar nos olhos das pessoas retratadas podemos, muitas vezes, nos ver refletidos ali, nas dores, nos desafios e na resiliência que nos une como seres humanos. Eu sou porque nós somos", afirma André François.

 

A ação integra o Bora de Metrô, programa da CCR Metrô Bahia que apoia a arte e realiza eventos culturais e de entretenimento no Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas. "Ao promover este tipo de iniciativa nas instalações do Sistema Metroviário, reforçamos o compromisso de tornar ainda melhor a experiência do nosso cliente, além de fomentar o desenvolvimento de ações culturais e artísticas no nosso Estado", explica André Costa, diretor da CCR Metrô Bahia.

 

ACESSIBILIDADE

As exposições também contarão com medidas de acessibilidade para pessoas com deficiência terem acesso ao conteúdo. No espaço terá disponível uma bancada que possui a imagem tátil de um dos retratos expostos, além do recurso de audiodescrição e libras de todas as imagens da exposição, que podem ser acessados via QRCode.

 

Sobre André François

André François é um fotógrafo brasileiro, empreendedor social, autor de 7 livros e que há mais de 30 anos realiza documentários fotográficos pelo Brasil e pelo mundo. Em 1995, fundou a ImageMagica, ONG que desenvolve projetos de impacto social em todo o país.

 

Desde 2006, André realiza um amplo registro fotográfico na área da saúde. Nos últimos 13 anos, registrou iniciativas positivas de colaboração nas áreas da educação, saúde e meio ambiente em mais de 15 países ao redor do planeta para seu mais recente trabalho: Ubuntu.

 

François é reconhecido e premiado por diversas organizações brasileiras e internacionais, como Conexões do Cuidar, reconhecido pelo Prêmio Empreendedor Social, organizado pelo jornal da Folha de São Paulo em conjunto com a Fundação Schwab, Coleção Pirelli-Masp, Fundação Conrado Wessel, Organização das Nações Unidas (ONU), Organização Mundial da Saúde (OMS), Médicos Sem Fronteiras, entre outras.

 

Serviço:

Local: Estação de Metrô Campo da Pólvora (Nazaré)

De 04/10 a 03/11

Todos os dias, das 5h à 0h

Classificação Livre

 

Sobre a CCR Metrô Bahia

A CCR Metrô Bahia tem oito anos de operação na Bahia. São 33km de extensão, duas linhas, 20 estações e oito terminais integrados, sendo sete deles administrados pela concessionária. O Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas já gerou um impacto positivo de R$ 11,1 bilhões na economia da Bahia e transporta cerca de 330 mil pessoas por dia. Desde a sua inauguração, já foram realizadas mais de 1,5 milhões de viagens, cerca de 21 milhões de quilômetros rodados e mais de 400 milhões de passageiros transportados. A CCR Metrô Bahia conta com cerca de 1.350 colaboradores diretos e mais de 2.500 indiretos, e foi reconhecida pelo jornal O Estado de São Paulo como uma das 100 empresas mais influentes do Brasil em mobilidade no ano de 2021.

 

Sobre a AirLiquide Brasil

A Air Liquide está presente no Brasil desde 1945. Hoje, a Air Liquide emprega 1.200 funcionários em 71 localidades que atendem mais de 80% do território brasileiro. A Air Liquide Brasil atende clientes em setores essenciais, como energia e indústria, e é líder no fornecimento de soluções de saúde e bem-estar por meio de suas linhas de negócios VitalAire e SEPPIC. A Air Liquide Brasil distribui uma ampla gama de gases industriais e especiais por meio de uma extensa rede de produção e distribuição. A empresa conta com a competitividade de nossas operações e a diversidade de nosso pessoal para fornecer soluções sustentáveis e de alta qualidade para gases, serviços e tecnologias para todos os nossos clientes.

 

Sobre a Astrazeneca

Empresa biofarmacêutica global, voltada para inovação e ciência, com foco na descoberta, desenvolvimento e comercialização de medicamentos de prescrição, principalmente para o tratamento de doenças em três áreas terapêuticas: Cardiovascular, Renal & Metabólica; Imunologia e Vacinas; Oncologia; e Doenças Raras. Com forte presença comercial e de distribuição por décadas no Brasil, a AstraZeneca oferece um portfólio sólido de medicamentos e um programa de desenvolvimento de produtos inovadores. Estabelecida no Brasil desde 1999, a AstraZeneca está situada em uma área de aproximadamente 60.000 m2, em Cotia, São Paulo, onde concentra sua sede administrativa e unidade fabril.

 

Sobre a Pfizer

Grandes Avanços que Mudam as Vidas dos Pacientes

Na Pfizer, usamos conhecimento científico e recursos globais para trazer terapias que prolonguem e melhoram significativamente as vidas das pessoas. Buscamos estabelecer o padrão de qualidade, segurança e valor na descoberta, desenvolvimento e fabricação de produtos para a saúde, incluindo medicamentos e vacinas inovadores. Todos os dias, os colegas da Pfizer trabalham em mercados desenvolvidos e emergentes para o progresso do bem-estar, da prevenção e de tratamentos que desafiam as doenças mais temidas de nossos tempos. Somos uma das maiores empresas biofarmacêuticas de inovação do mundo e é nossa responsabilidade e principal função. Colaboramos com profissionais de saúde, governos e comunidades locais para promover e ampliar o acesso a cuidados confiáveis e acessíveis com a saúde em todo o mundo. Há mais de 150 anos atuamos para fazer a diferença para todos aqueles que confiam em nosso trabalho. Para saber mais, acesse nosso site:  www.Pfizer.com ou www.pfizer.com.br, siga-nos no Twitter: @Pfizer e @Pfizer News, LinkedIn, YouTube e curta nossa página no Facebook: Facebook.com/Pfizer e Facebook.com/PfizerBrasil.



 

Crédito das fotos: André François





@sitejuciribeiro

Moda e Estilo

publicidade