Os frequentadores podem conhecer mais sobre a festa de Momo, com destaque para o Camafolia
A história da festa de Momo, com destaque para o Camafolia, é tema da exposição “De Outros Carnavais”, aberta nesta quinta-feira, 9, no Boulevard Shopping Camaçari. A mostra, que tem curadoria e produção do artista plástico Deo Senna, com colaboração da agente cultural e artesã Selma Solange, exibe peças que propõem uma viagem no tempo, evidenciando elementos que transitam entre diferentes momentos dos Carnavais antigos. Dentre eles, itens de manifestações culturais de Camaçari, a exemplo do Boi Mirim de Parafuso e Bloco Sucuiu.
Para que os frequentadores entrem no clima da folia, o espaço da exposição, no L1, em frente à praça central, foi cuidadosamente ornamentado para uma imersão, com artigos como abadás, fantasias, fotografias e esculturas. Há, ainda, elementos instagramáveis para que os visitantes possam interagir e fazer fotos no local.
Outro destaque da mostra é a história do Camafolia, festa que teve início em 1997, em Camaçari. Nas oito edições em que foi realizada, a folia contou com a participação de grandes nomes da cena musical do Carnaval, como as bandas Chiclete com Banana, Harmonia do Samba, Asa de Águia e É o Tchan. O evento fazia a alegria do folião pipoca durante três dias e chegou a ser considerado a abertura do Carnaval de Salvador, atraindo público de toda a região metropolitana e da capital baiana.
“Para compor a exposição, mostrando a riqueza das manifestações populares, buscamos o acervo de produtores culturais de Camaçari e também de moradores da cidade. A ideia é evidenciar a grandeza da história das festas de Momo, como o Camafolia”, afirma Deo, dizendo que o evento foi responsável por movimentar a economia local e também projetar artistas locais.
Foto: Carolina Motta/ Divulgação