LATAM | Rota Brasília-Lima da LATAM completa um ano com mais de 80% de ocupação - Juci Ribeiro

LATAM | Rota Brasília-Lima da LATAM completa um ano com mais de 80% de ocupação

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 por Juci Ribeiro 


De abril de 2023 a março de 2024, companhia transportou 103 mil passageiros em 740 voos na rota

 

Rota será ampliada para 5 frequências semanais a partir de julho


  A rota Brasília-Lima da LATAM completou um ano de operação com mais de 80% de ocupação. De abril de 2023 a março de 2024, a companhia transportou 103 mil passageiros em 740 voos entre as duas cidades. O bom desempenho reflete o acerto da LATAM em também investir de forma sustentável nas rotas internacionais fora do eixo Rio-São Paulo. Atualmente, além de Brasília, a LATAM opera para a capital do Peru rotas saindo das seguintes cidades: Rio de Janeiro, Guarulhos e Porto Alegre (suspensa temporariamente devido ao fechamento emergencial do aeroporto). Em Brasília, a companhia também começará a operar a rota internacional Brasília-Santiago em junho deste ano.

 

Segundo Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da LATAM Brasil, “Brasília é o segundo principal hub da LATAM no Brasil e conectá-la com voos diretos para mais destinos na América do Sul é uma forma de fomentar mais negócios e turismo para brasileiros em todas as regiões por meio de 33 destinos domésticos que se conectam a Brasília”.

 

O voo Brasília-Lima é operado com quatro frequências semanais, que passarão a cinco frequências semanais a partir de julho. Além de oferecer uma opção mais rápida para brasileiros do Norte e Nordeste viajarem ao Peru, o voo transporta turistas estrangeiros não somente para o Distrito Federal, mas para outros 33 destinos da LATAM no Brasil por meio de conexões. Com duração média de 4h50, o voo é operado por aeronaves Airbus A320 (capacidade para 168 passageiros em cabine Economy e 8 em Premium Economy). Decola de Brasília sempre às 9h00 (hora local) e de Lima à 0h30 (hora local). No Brasil, vale lembrar, a LATAM ainda opera voos diretos para a capital peruana a partir dos aeroportos de São Paulo/Guarulhos (21 voos semanais), Rio de Janeiro/Galeão (7 voos semanais) e Porto Alegre (4 voos semanais).



 

O CRESCIMENTO DA LATAM

 

Mais eficiente e competitiva, a LATAM opera atualmente a maior malha aérea da sua história no Brasil, com voos para mais de 50 aeroportos em território nacional. Na prática, lidera a aviação brasileira desde 2021 (em RPK), segundo a ANAC. O índice calculado pela ANAC considera a quantidade de passageiros por quilômetro transportados pela empresa sobre o volume de passageiros por quilômetro transportados por todas as companhias aéreas que operam no País.

 

Somente em 2023, quando transportou 33 milhões de passageiros domésticos no Brasil, a LATAM viu crescer em 8% a sua operação em todo o território nacional, na comparação com 2022. O avanço tem uma razão: no último ano, 15 dos 17 novos aviões recebidos direto de fábrica pelo grupo LATAM foram direcionados para a sua operação brasileira.

 

Em 2024, a LATAM prevê a chegada de mais aviões e um novo crescimento de 7% a 9% na sua operação doméstica no Brasil, na comparação com 2023. Na prática, serão adicionados no País mais de 3 milhões de assentos da companhia no ano.

 

Na operação internacional, a LATAM também liderou o mercado brasileiro em março de 2024, com participação de 24%, segundo a ANAC. Atualmente, é a empresa aérea que mais transporta turistas ao Brasil, com voos próprios a partir de 90 aeroportos no exterior. Em novembro de 2023, vale lembrar, a LATAM e a Embratur assinaram um acordo de cooperação técnica para promover o País internacionalmente.

 

Rota Brasília-Lima é operada com aeronaves A320. Foto: Alfredo Vera


 

Sobre o Grupo LATAM

 

A LATAM Airlines S.A. e suas subsidiárias são o principal grupo aéreo da América Latina, com presença em cinco mercados domésticos da região: Brasil, Chile, Colômbia, Equador e Peru, além de operações internacionais dentro da América Latina e para Europa, Oceania, Estados Unidos e o Caribe.


O grupo LATAM possui uma frota de aeronaves Boeing 767, 777 e 787 e Airbus A321, A320, A320neo e A319.


LATAM Cargo Chile, LATAM Cargo Colômbia e LATAM Cargo Brasil são as subsidiárias de carga do grupo LATAM, possuindo uma frota combinada de 19 aeronaves de carga. Essas subsidiárias de carga contam com acesso as aeronaves de passageiros do grupo e operam na rede do grupo LATAM, bem como em rotas internacionais exclusivas para transporte de cargas. Além disso, oferecem uma infraestrutura moderna e uma ampla variedade de serviços e opções de atendimento para atender às necessidades de seus clientes.


@sitejuciribeiro

 

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