por Juci Ribeiro
Maior festival de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste, evento acontece no dia 4 de dezembro, das 9h às 18h, na DOCA1, Comércio.
Com nove horas de programação intensa, o SCREAM Festival, o maior festival de criatividade, inovação e negócios do Norte-Nordeste, divulga sua programação completa, recheada de especialistas nas maiores tendências do mercado para 2025. Em sua 7ª edição, o evento acontece no dia 4 de dezembro, das 9h às 18h, na DOCA1 - Av. da França, Comércio.
Neste ano, o festival traz uma programação diversificada, girando em torno de quatro eixos temáticos: Futuro e Tecnologia, Ancestralidade & Humanidades, Comunicação & Marketing, e Regeneração & Sustentabilidade.
A edição traz palestras, painéis, reuniões de lideranças, oficinas abertas para os inscritos e até intervenções musicais, uma novidade. Ao todo, 10 artistas emergentes foram selecionados para uma rodada de negócios da música, sendo avaliados por 3 selos musicais, a Hitlab, 999 e a NineFour Records. Ao final das apresentações, cada selo vai escolher um artista para receber um pacote de aceleração de carreira.
O SCREAM é uma realização da Associação Baiana do Mercado Publicitário (ABMP), com apoio do Governo da Bahia, Prefeitura de Salvador e Saltur. A iniciativa tem por objetivo dar visibilidade a projetos locais de base inovadora e criativa, além de conectá-las a movimentos globais e a conteúdo de ponta para toda a sociedade.
Para mais informações, acesse o site oficial do SCREAM Festival 2024 - https://play.screamfestival.
Confira a programação completa:
PALCO 1
08h45 às 09h35 - Proteção e Inovação: Os Desafios da Regulação da Inteligência Artificial (painel)
Samara Castro - Diretora de Promoção da Liberdade de Expressão na Secretaria De Políticas Digitais da SECOM da Presidência Da República
Messias Bandeira - Professor do Instituto De Humanidades, Artes De Ciëncias Professor Milton Santos - IHAC / UFBA
Paulo Krenac - CEO de um dos maiores escritórios da PARETO- Responsável Pela TESS AI
Vicente Aguiar - Diretor De Tecnologia no Pessoa e Pessoa Advogados Associados
09h35 às 10h25 - STF Na Vanguarda Do Combate Às Fake News: O Que O Mundo Pode Aprender Com O Brasil? (painel)
Victor Duringan - Assessor na Secretaria-Geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal e Coordenador de Combate à desinformação da Corte
Ana Raquel - Diretora de Jornalismo da Rede Bahia
Nina Santos - Pesquisadora e Diretora Executiva do Aláfia Lab
10h40 às 11h30 - Valores e Valores: Uma Marca autêntica pode impactar e ser lucrativa ao mesmo tempo (painel)
Camila Lordelo - Fundadora e Diretora Criativa da Eulíricas
Kito Gois - Chief Branding Officer. Especialista em Marca Pessoal
Aline Brault - Sócia-Diretora de Criação e Planejamento da Marcativa Comunicação Estratégica
11h30 às 12h00 - A TV vai mudar. Tudo o que você precisa sobre a TV 3.0 (painel)
Juliana Jozzolino - Diretora Comercial Rede Bahia
Cristiana Chaves - Engenho Novo e Presidente do Grupo de Midia
14h às 14h40 - Como fazer sucesso na música em 2025? ( painel)
Jefferson Beltrão - Sócio-Diretor da JB Comunicação. Gestor, Jornalista e Apresentador da A Tarde FM e Consultor/ Apresentador da TV ALBA (Assembleia Legislativa do Estado da Bahia).
Danillo Barata - Pró-Reitor De Extensão e Cultura da UFRB
Rafaela Ventura - Especialista em Jornalismo Cultural
14h40 às 15h20 -A Arte de Contar Grandes Histórias em Pequenos Vídeos ( painel)
Danillo Barata - Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFRB
João Wainer - Jornalista,Fotógrafo, Montador, Roteirista e Diretor De Cinema, Com Atuação na Área de Documentário, Ficção e Publicidade
15h20 às 15h50 - Do Quadro Negro ao Metaverso: Como Ensinar e Aprender na Era Digital (painel)
André Joazeiro - Jornalista, fotógrafo, montador, Roteirista e Diretor de Cinema, com Atuação na Área de Documentário, Ficção e Publicidade
15h50 às 16h05 - O que você precisa saber sobre as oportunidades e desafios da exploração do espaço sideral ( TED)
Leka Hattori - CEO do Space Terra
16h05 às 16h45 - Estratégias e Canais para Capturar a atenção do consumidor ( painel)
Breno Barcelos - Líder de Produto no Google Brasil
Cristiane Rebouças - Head de Strategy da Zygon
Amanda Barbosa - CEO da Outmarting
André Mascarenhas - Presidente Sinapro Bahia
16h45 às 17h00 - Criatividade e Cerveja: como se encontram em uma marca inspirada na Bahia (TED)
Débora Lehnen - Mestre cervejeira pela ESCM, Beer Sommelier pela ESCM/Doemens Akademie. Mestre em química pela UFRGS/UCI (University Of California Irvine), Bacharel em Química pela UFRGS e Técnica em Química pela Fundação Liberato. 5 anos de experiência em tratamento de águas industriais pela GE, 2 anos de experiência como Gerente de Projetos na indústria química, fundadora, sócia-proprietária e Mestre Cervejeira da Proa Cervejaria desde 2017.
16h45 às 17h00- As tendências que ficaram nos últimos 50 anos (painel)
Vovô Do Ilê - Carnavalesco -Bloco Ilê Aiyê
Maurício Magalhães - Sócio e CEO Na Mundo Real
PALCO 2
8h45 às 09h25 - O que você precisa saber sobre os próximos anos do comportamento do consumidor (painel)
Leonam Torres - Gerente Comercial do Kantar Ibope Media
Eduardo Teixeira - Head de Produtos e Inovação da INS
Ana Queiroz - Sócia Executiva da Mundo Real
9h25 às 09h40 - O que os Dados dizem Sobre Tendências de Consumo Consciente (TED)
Gabriela Sá - Diretora de Ciência de Dados da Dunnhumby
09h40 às 10h20- As tendências que nascem em Salvador: criatividade e inovação de nossas comunidades (painel)
Alex Gonzalez - Diretor Comercial Record Bahia
Paula Carvalho - Executiva De Planejamento Na Morya Comunicação
Anderson Shon - Escritor, Poeta e Quadrinista
Suzana Coelho - CEO do Instituto Afetto
10h30 às 10h45 - Xyz_alpha: Pistas Para Um Futuro Geracional Que Já Começou (TED)
Paula Paz - Estrategista e Costumer Insights
10h45 às 11h30 - O Que é o Novo Entretenimento Baseado em Experiência e Tecnologia
Hugo Teixeira - Founder E CEO da Bem Comunicação Integrada
Junior Luzbel - Empresário, Ceo Luzbel Tecnologia Em Eventos, Boxloc Soluções em Estruturas E L3 Midia Externa
Isaac Edington - Presidente Saltur
11h30 às 11h45- Do Sonho A Realidade: A Jornada De Um Ux Brasileiro Até O Topo Da Indústria Global De Games! (TED)
Antonio Braz - Designer Digital Brasileiro. Lidera a Equipe de Ux/Ui Para Jogos Mobile Na Zynga, Empresa Do Grupo Americano Take-Two Interactive
11h45 às 12h - Como Criamos Uma Campanha Com Base Em Dados: O Case Sou Juvs (TED)
Samantha Marchiori - Diretora de Atendimento Leiaute
14h00 às 14h40 - Do Discurso À Prática: O Poder Das Marcas Que Resolvem Problemas Sociais (painel)
Leana Mattei - Professora e Consultora da Área De ESG. Diretora Da Aganju
Americo Neto - Presidente Da ABAP, CEO da Viamidia
Délia Coutinho - Coordenadora De Comunicação Da Fecomercio - BA
14h40 às 14h55 - Dos Carros Autônomos Às Bicicletas: Qual O Futuro Da Mobilidade Urbana? (TED)
Pablo Souza - Associado nordeste da Urucuia Mobilidade, ex-diretor de planejamento de transporte da prefeitura entre 2021 e 2024, onde dirigiu projetos como o BRT Salvador e o plano cicloviário. Especialista em mobilidade de grandes eventos com atuação na Copa América 2024, Jogos Olímpicos Rio 2016, Copa do Mundo 2014 e Carnaval de Salvador, sendo idealizador do serviço expresso salvador, transporte oficial do carnaval.
14h55 às 15h35 - [Lançamento de Pesquisa] Como O Brasileiro Se Informa Hoje? (painel)
Maria Paula Almada - Diretora Aláfialab
Saulo Tácio - Estrategista Zygon
Linda Bezerra - Editora Jornal Correio
15h35 às 15h50 - Corais e Comunidades: O Impacto Da Regeneração Marinha Na Crise Climática (TED)
Zé Pescador - Empreendedor Social Fundador Da Ong Pro-Mar E Ceo Da Carbono 14
15h50 às 16h35 - Destino Turístico e Estratégias que Protegem Suas Fontes de Inspiração e Experiência (painel)
Adriana Muniz - Gestora da Pasta ASG do Village Itaparica e Consultora Na Empresa Sustentare Desenvolvimento Humano
André Reis - Secretário de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica-Ba.
Mayara Padrão - Criadora, Editora Chefe E Apresentadora Do Portal E Programa Guia Bts , Um Veículo Dedicado Exclusivamente À Baia De Todos-Os-Santos. É também Sócia Fundadora Da Detrash A Primeira Do Mundo A Transformar O Lixo Reciclável Em Token.
Renata Tupinambá - Liderança Indígena, Sendo Cacica Da Aldeia Do Divino Espírito Santo, Localizada Em Abrantes, No Município De Camaçari, Bahia.
16h35 às 17h25 - A Magia Dos Jingles: Dos Clássicos Às Tendências Da Publicidade Em Áudio (painel)
Alexandre Leão - Cantor, Compositor e Produtor Musical
Marquinho Carvalho - Sócio-Diretor Da Bompracaramba, Compositor, Instrumentista, Arranjador, Formado em Regência Orquestral Pela Escola De Música da UFBA
Moisés Souto - Empresário Sócio Da Sagaz Sound Designer
Luís Moreira - Diretor Operacional Da Novabrasil Salvador e Recife
OFICINAS
8h45 às 10h15 - O Poder da Oratória
Ana Lima - Mentora Da Oratória E CEO Da Escola Da Oratória
10h30 às 12h - Criação Com Inteligência Artificial: Como Criei A Campanha De Vídeo E Áudio Do Scream
Léo Villanova - Sócio E Diretor de Criaçãoda Villanova Digital
13h30 às 14h45h - Estratégias De Combate À Desinformação E Às Desigualdades Digitais
Liz Nobrega - Desinformante / USP
14h45 às 16h - Estratégias Inovadoras Para O Marketing Esportivo
Moara Miranda - Especialista em Eventos Esportivos Internacionais
16h00 às 16h15 - Como O Uso De Dados Está Impactando O Setor De Saúde ( TED)
Verena Campelo - Coordenadora Rede D'or
16h15 às 17h30 - Além dos Gráficos: Potencializando Análises Com Visualização De Dados
Vlad Lima - Data Lead Zygon
SERVIÇO
Evento - SCREAM Festival 2024, ano VII – O maior Festival de Criatividade, Inovação e Negócios do Norte-Nordeste.
Horário - dia 4 de dezembro: Programação principal das 9h às 18h, com painéis, palestras e workshops distribuídos ao longo do dia.
Local - DOCA1 - Av. da França, Comércio, Salvador-BA.
Inscrições - As inscrições gratuitas devem ser realizadas pelo site oficial do SCREAM Festival a partir de 18/11/2024 - https://www.screamfestival.
Programação - Palestras Inspiradoras | Painéis de Discussão | Oficinas Práticas | Screamcast – 5ª Temporada
Eixos Temáticos
1. Futuro & Tecnologia – Eixo que explora Inteligência Artificial, automação e inovações tecnológicas para o futuro.
2. Ancestralidade & Humanidades – Eixo voltado para a exploração de cultura, diversidade e valores ancestrais, fundamentais para a sociedade atual.
3. Comunicação & Marketing – Eixo que aborda estratégias de branding, mídia digital e os desafios da comunicação contemporânea.
4. Regeneração & Sustentabilidade – Eixo focado em sustentabilidade, mobilidade urbana e soluções ecológicas para o futuro.
Acessibilidade - O evento é acessível a todos, com rampas e espaços reservados.