Lavagem do Bonfim: especialista orienta cuidados com a pele durante o cortejo - Juci Ribeiro

Lavagem do Bonfim: especialista orienta cuidados com a pele durante o cortejo

Compartilhe

 Por Juci Ribeiro


A dermatologista da clínica Áurea Dermatologia, Dra. Fabíola Viterbo, destaca a importância de proteger a pele da incidência solar mais intensa no verão.


Comemorada na segunda quinta-feira do ano, a Lavagem do Bonfim é um dos principais eventos no calendário dos baianos, com um cortejo marcado pela participação de milhares de pessoas e por um forte sincretismo, não só com a participação de católicos, mas de religiosos de matrizes africanas.


A caminhada da Lavagem do Bonfim, contudo, demanda uma preparação para encarar os quilômetros de trajeto. Assim, entre os cuidados, não se pode descartar os dermatológicos, evitando danos à pele, principalmente com o sol intenso do verão.


Nesse contexto, a dermatologista da clínica Áurea Dermatologia, Dra. Fabíola Viterbo, destaca alguns cuidados necessários para participar do tradicional cortejo. “Como a caminhada acontece por alguns quilômetros, é recomendado utilizar protetor solar devido ao sol intenso que pode causar danos à saúde cutânea. Outro ponto de atenção deve ser em relação a hidratação: o ideal é utilizar um hidratante adequado ao seu tipo de pele para evitar o ressecamento antes e após a caminhada”, explica.


A exposição excessiva aos raios solares, quando sem proteção, pode causar diversos danos à pele, tanto imediatos quanto cumulativos. Entre os principais estão as queimaduras, que podem variar de vermelhidão leve ao surgimento de bolhas, a desidratação cutânea, deixando a pele áspera, descamativa e menos elástica, o fotoenvelhecimento, resultando em rugas e flacidez, a hiperpigmentação, levando a manchas solares ou melasma, muito incidente nos baianos devido a miscigenação racial, dentre outras complicações.


Desse modo, ter em conta alguns cuidados essenciais é importante para aproveitar a Lavagem do Bonfim de maneira segura. Em relação ao uso de protetor solar, o recomendado é procurar produtos com FPS 30 ou superior, de amplo espectro, e que, no caso de peles negras, não deixem resíduos esbranquiçados. A especialista explica que o produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou sempre que houver suor excessivo no corpo


Além disso, também é recomendado o uso de uma barreira física para proteção, como roupas com tecidos leves e cores claras que cubram braços e pernas, evitando exposição direta ao sol. Acessórios como chapéus e bonés também são úteis, ajudando a proteger rosto, orelhas e pescoço. Ainda é indicado o uso de óculos de sol, principalmente aqueles com proteção UV.


Com a caminhada em sol intenso, outro ponto de atenção é a desidratação do corpo. A dermatologista reforça a importância de beber água ao longo do percurso, mantendo corpo e pele hidratados. “É muito recomendado beber água ao longo do trajeto. Se possível, o ideal é levar uma garrafa d'água. Além disso, também é relevante usar um hidratante labial com FPS, protegendo os lábios, muitos sensíveis ao ressecamento”, comenta Fabíola Viterbo.


Ela ainda explica que após a caminhada, é necessário realizar alguns cuidados como lavar o rosto e o corpo com um sabonete suave para remover suor, resíduos de protetor solar e partículas acumuladas. Também se deve aplicar hidratante calmante para recuperar a barreira protetora da pele, além de verificar sinais de queimadura. Caso a pele apresente vermelhidão ou ardência, o ideal é usar cremes específicos para queimaduras solares. Assim, seguindo algumas recomendações de saúde, é possível participar do cortejo de maneira segura, aproveitando um momento tão tradicional e importante na cultura baiana.


Moda e Estilo

publicidade